salada fresca
comer bem e ser feliz viver saudável

sabores de verão: salada fresca de camarão e mexilhão

desde que consegui finalmente voltar a uma alimentação equilibrada – e optei por uma base paleo porque é a forma de comer com que me sinto melhor e que me pôs novamente no meu peso, mais calma e mais satisfeita – que procuro novos sabores. é importante, quando existe uma forte competente de proteína animal, diversificar. há uns anos ouvi o presidente do Instituto Português de Cardiologia explicar tudo aquilo que mudou no homem a partir do momento em que começou a comer marisco (gosto muito do estrangeirismo “sea food”): o cérebro desenvolveu de forma impressionante.

esta receita – que trouxe do workshop da Pescanova “Sabores de Verão, no espaço Samsung Chef’s Experience no Time Out Market, com o Chef Miguel Mesquita, o ator Lourenço Ortigão e a nutricionista Raquel Abrantes – é totalmente paleo e tem duas fontes de proteína que adoro: camarão e mexilhão.

o camarão é muito nutritivo, baixo em gordura, fonte de proteína e ómega 3, é também uma fonte de vitamina B12, que contribuí para o normal funcionamento do sistema nervoso, do sistema imunitário e para a redução do cansaço e da fadiga. o mexilhão fornece um alto valor biológico de proteína e é de fácil digestão, é baixo em gordura e uma fonte de vitaminas, como a vitamina B12 e minerais como o fósforo que, contribuem para a manutenção dos ossos e dentes normais.

costumo comprar as duas coisas congeladas porque actualmente a congelação (ou ultracongelação) que é feita imediatamente após a captura do pescado garante a sua qualidade.

 

Salada Fresca de Camarão e Mexilhão (2px)

200g Miolo de Camarão Pescanova

150g Miolo de Mexilhão Pescanova

1/2 Limão

1 Cebola Roxa

1/2 pimento verde

1/2 pimento vermelho

1 dente de alho

1/2 Ramo de salsa

1/2 colher de chá de pimentão doce

3 colheres de sopa de azeite virgem extra

2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco

Coloque um tacho ao lume com um pouco de água e umas gotas de limão. Assim que a agua ferver, deitamos o camarão e o mexilhão e deixamos cozinhar durante cerca de 1 minuto. Retiramos os mariscos para uma taça com água e gelo para parar a cozedura.

Depois de frio, colocamos tudo numa outra taça.

Juntamos o alho muito picadinho, os pimentos cortados em brunesa e a cebola em meias luas.

Deitamos o azeite, vinagre e mexemos tudo muito bem.

Picamos a salsa envolvendo tudo.

De seguida adicionamos o pimentão doce e temperamos com sal e pimenta.

Informação nutricional

Por 100g Por porção*
Energia 74 kcal 258 kcal
Lípidos 3 g 10 g
Lípidos saturados 1 g 3 g
Hidratos de carbono  2 g 7 g
dos quais açúcares 1 g 3 g
Proteínas 9 g 31 g
Fibra  1 g 3 g
 Sal  1,2  g 4,3 g

*1 porção = 335 g

Valores calculados de acordo com a Tabela Portuguesa da composição de alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge

 

Comentários (1)

Deixe um comentário