saber escolher
PubliPost viver saudável

saber escolher aquilo que comemos [e bebemos]

saber ler os rótulos é um exercício básico para comermos bem. seja nos dias de equilíbrio, seja nos dias em que decidimos que vamos comer tudo aquilo que nos apetece. eu já comi muito mal. e de forma inconsciente. tenho muita tendência para comer de forma emocional, com maus alimentos e de forma compulsiva – às vezes, sobretudo quando estou cansada piora muito. obviamente que o mundo não acaba. mas prefiro os dias calmos e equilibrados.

fico feliz por saber que temos uma consciência alimentar cada vez mais forte. as pessoas estão mais atentas, preocupam-se e isto tem repercussões em várias camadas da sociedade, incluindo nas próprias marcas que se adaptam e fornecem produtos que vão ao encontro daquilo que as pessoas procuram.

no outro dia falávamos de refrigerantes e sobre o seu consumo estar certo ou errado. sou zero apologista de pensamentos radicais e fundamentalistas. somos pessoas, temos vontades e temos desejos. e, de vez em quando, devemos ceder, até quando se trata de refrigerantes. aquilo que interessa é saber escolher.

eu vou querer escolher os que têm menos açúcar. daí a tal importância de ler os rótulos. se lermos os rótulos dos refrigerantes, facilmente vamos conseguir ver aqueles que nos fazem pior ou menos mal. o Lipton Ice Tea é uma das marcas que tem vindo a fazer um esforço para reduzir muito a quantidade de açúcar presente nos refrigerantes: já substituiu uma percentagem de açúcar por stevia e tem vindo a diminuiu a quantidade de açúcar presente noutros sabores, como o de manga, pêssego, limão e chá verde [actualmente o refrigerante com menor percentagem de açúcar à venda, 3,5g por 100ml].

se vou beber refrigerantes? de vez em quando, quando me apetecer muito. se vou ter consciência daquilo que vou estar a dar ao meu corpo? sim, vou. porque vou analisar rótulos, compará-los, ver as quantidades de açúcar e escolher aquele que me faz melhor.

 

[era suposto estar a ler o rótulo mas parece uma relação de amor 🙂 ]

Deixe um comentário