para os miúdos: sugestões giras para as férias
viver família

para as férias dos miúdos! porque os pais infelizmente não estão de férias!

ainda no domingo suspirava de saudades dos meus meses férias. tantas férias que ficávamos fartos de descanso!

imagino o esforço de gestão dos meus pais perante três longos meses. agora são só dois e já custa tanto!

por guardar memórias tão boas das minhas férias penso sempre no quanto quero ajudar a construir recordações maravilhosas destes meses para os meus filhos.

para os mais pequenos ficar sozinho em casa o dia todo nem sequer é hipótese, para os adolescentes também convenha que não sejam muitos dias [pelo menos por aqui é sinónimo de demasiadas horas com ecrans luminosos]. têm de sair, têm de se mexer, apanhar ar, estar com outros miúdos. devem continuar a ser estimulados. se puderem chegar a casa cansados e dormir cedo, melhor ainda. e o mais importante: construir memórias de férias de Verão.

o mais marcantes das minhas férias – desde criança a adolescente – foram os campos de férias. ainda hoje, assim que chega o Verão há um enorme nostalgia sobre aqueles dias. um campo de férias são amigos novos, amigos para a vida. um campo de férias são aprendizagens, de autonomia e independência – o mais importante que podemos oferecer aos nossos filhos. um campo de férias são dias que duram eternidades de coisas boas mas passam a correr. um campo de férias é a inevitável choradeira no último dia. caramba que saudades…

 

acalmo a criança adolescente que está aqui a chorar com saudades e volto ao lado racional de mãe preocupada com a logística das férias.

aqui ficam três campos que acho que valem mesmo a pena. um é interno – os miúdos dormem lá – outro é só com oficinas que duram meio dia e um é mais desportivo, de surf e dura o dia inteiro mas vêm dormir a casa.

 

Campo de férias My Camp

canoagem, arborismo, piscina, paintball, atividades de orientação, boia aquática. o My Camp organiza de campos de férias a sério. daqueles onde os miúdos fazem imensos amigos novos, onde andam sempre de um lado para o outro, a brincar ao ar livre [entre os 100 hectares Quinta da Broeira]. os campos de férias My Camp são internos e duram uma ou duas semanas. há actividades direccionadas para as diferentes idades (6 aos 17 anos). para os quem tem receio, há um guia específico para os pais com todos os detalhes. atenção que os campos de férias de Julho já estão quase esgotados. e atenção, cuidado, porque depois da primeira vez os miúdos exigem ligo a inscrição para o ano seguinte!

 

Oficinas férias de verão no MAAT

ateliers em Lisboa, que decorrem durante uma semana, de manhã ou à tarde. organizam-se assim as oficinas do MAAT que focam as atividades de verão em duas áreas: nas ciências ou nas artes. no primeiro caso, os miúdos podem aprender a construir barcos ou carrinhos movidos a luz solar. do lado artístico, vão pintar muito e construir um livro semelhante àqueles que são compostos por artistas. os ateliers são dedicados a idades diferentes e acontecem entre julho e agosto.

 

ATL de surf na Old School Surf

o surf é uma maravilhosa atividade para os miúdos – para os crescidos também! – aprenderem a respeitar a natureza e o mar. além disso, é um desporto super completo, muito divertido e pouco monótono. a Old School Surf – onde fiz a aula de surf das princesas – tem um ATL organizado para todo o verão, até setembro. é para crianças e adolescentes (dos 6 aos 17 anos), tem para vários níveis de aprendizagem (iniciado, intermédio e avançado) e com duas aulas de surf diárias. o seguro vem incluído no valor base (150€ por cinco dias), mas há como extras opção de transporte para a praia – é na Praia de São João da Caparica – e ainda almoço e lanche (+10€). os treinadores são certificados, a equipa é maravilhosa, e há desconto para irmãos.

Comentários (3)

  • Em relação à minha filha não tenho que me preocupar, o ATL tem atividades todo o mês de Julho,e este ano até 6 de Agosto tem o Accanac, uma atividade com os escuteiros que só acontece de 4 em 4 anos, e na qual ela se inscreveu de imediato, em Agosto logo se vê.
    Beijinhos

    Responder
  • É tudo muito bonito … mas a maioria das famílias não consegue suportar os custos desses ATL’s … são incoportáveis mesmo!!!!!

    Responder
    • verdade. são projectos maravilhosos mas são caros. isto das férias dos miúdos serem este tempo todos e as dos pais não, pode ser um drama. vou escrever sobre isso numa perspectiva de um orçamento limitado.

      Responder

Deixe um comentário