dieta das princesas viver saudável

comer bem e ser feliz: águas aromatizadas para os dias quentes

60% a 70% do corpo humano é constituído por água. não é novidade. também não é novidade que perdemos esta mesma água quando transpiramos ou vamos à casa de banho. para funcionarmos bem, para os nosso órgão estarem felizes, devemos repor sempre aquilo que eliminamos. e isto não significa que só precisamos de nos hidratar quando temos sede. o consumo de água deve ser constante e feito ao longo do dia. quando bebemos dois [ou três, ou quatro] copos cheios de seguida como se não houvesse amanhã é porque já estamos num nível de desidratação que não é aconselhável. a ideia é nunca ter cede.

beber água é bom e sabe bem. mas criar uma rotina em que conseguimos ingerir quase 2 litros o por dia, repartidamente, pode ser tarefa complicada. as águas aromatizadas, especialmente agora no verão, são uma alternativa ótima. têm sabores a fruta, têm antioxidantes e, claro, são água. a sugestão para o post de hoje é essa mesmo: águas aromatizadas – para levar para a praia, na mala ou ter secretária de trabalho.

[as receitas são do Célio Cruz, do blogue Sweet Gula, que, antes de tudo, nos ensina a base de preparação para qualquer água aromatizada]

Como preparar Águas Aromatizadas

Preparar águas com sabor é muito fácil, não sendo necessário nenhuma receita específica. Apenas têm de dar largas à imaginação e as escolhas são variadas. Conforme o seu gosto pessoal pode adicionar a um jarro com água ingredientes como:

• Frutas ou legumes: morangos, limão, laranja, framboesa, pepino, beterraba, etc.
• Ervas aromáticas e especiarias: alecrim, hortelã, lavanda, canela ou baunilha.

Inspire-se em quatro receitas funcionais e prepare as suas águas aromatizadas usando os sabores que mais gosta. Apenas terá de as deixar repousar durante algumas horas para que absorvam o máximo sabor dos ingredientes. E lembre-se que as águas preparadas em casa são sempre uma alternativa mais saudável e que contém ainda mais vitaminas.

Nota: para todas as receitas é usado 1 litro de água

Água Aromatizada com Morango e Manjericão
8-10 morangos
1 ramo de manjericão

Preparação:
Lave bem os morangos e corte-os em metades ou quartos. Separe as folhas de manjericão e coloque tudo num jarro. Acrescente 1 litro de água e deixe repousar no frigorífico durante 3-4 horas ou, de preferência, durante toda a noite.

Água Aromatizada com Lima, Framboesa e Hortelã
sumo de ½ lima
1 lima
1 chávena de framboesas
1 ramo de hortelã

Preparação:
Esprema para um jarro o sumo de ½ lima. Adicione uma lima cortada em rodelas finas. Junte as framboesas lavadas e as folhas de hortelã. Encha o jarro com 1 litro de água e deixe em repouso durante a noite. Varie na quantidade de hortelã consoante o seu gosto.

Água Aromatizada com Mirtilos e Alecrim
1 chávena de mirtilos
1 raminho de alecrim

Preparação:
Lave os mirtilos e coloque num jarro. Adicione 1 raminho de alecrim lavado e encha o jarro com 1 litro de água. Deixe a repousar no frigorífico durante toda a noite e na hora de servir acrescente umas pedras de gelo.

Água Aromatizada com Limão, Pepino e Lavanda
sumo de ½ limão
1 limão
½ pepino
5-6 flores de lavanda

Preparação:
Lave bem o pepino e corte em rodelas, sem tirar a casca. Junte o sumo de ½ limão e as rodelas de 1 limão. Encha o jarro com água e adicione as flores de lavanda. Leve a repousar no frigorífico durante 3-4 horas ou preferencialmente durante toda a noite.

 

Foto: Pau Storch

Comentários (1)

  • […] 60% a 70% do corpo humano é constituído por água. não é novidade. também não é novidade que perdemos esta mesma água quando transpiramos ou vamos à casa de banho. para funcionarmos bem, para os nosso órgão estarem felizes, devemos repor sempre aquilo que eliminamos. e isto não significa que só precisamos de nos hidratar quando temos sede. o consumo de água deve ser constante e feito ao longo do dia. quando bebemos dois [ou três, ou quatro] copos cheios de seguida como se não houvesse amanhã é porque já estamos num nível de desidratação que não é aconselhável. a … Ver artigo completo no Blog […]

    Responder

Deixe um comentário