comer bem e ser feliz: gelados saudáveis para o verão
viver saudável

comer bem e ser feliz: gelados saudáveis para o verão!

vim de férias. estive fora 8 dias e voltei nova. reencontrei o meu equilíbrio. estou com força, recarreguei energias. há muito tempo que não me sentia assim. fiz praia, dormi sestas, estive com os miúdos, treinei e comi muito bem. comi de forma saudável, de forma consciente e equilibrada. e mais uma vez comprovei que tudo isto é possível com comida boa, saudável e nutritiva, que nos faz bem. para celebrar o verão e os dias quentes, o desafio que vos coloco é este: experimentarem um destes gelados [ou os dois] durante o fim de semana, ou quando quiserem. um é de frutos vermelhos e banana – e é Joana Moura, do “Jocooking” – e o outro é de pêssego e chá – e é da Joana Alves, do blogue “Le Passe Vite“.

Gelado de frutos vermelhos e banana

Ingredientes 1ª Camada

300g frutos vermelhos (ou outra fruta: manga; cerejas, kiwi, pêssegos,…)
1 banana muito madura
100ml leite vegetal (usei de amêndoa)
30g xarope de Acer (opcional, caso as bananas não estejam muito maduras, podem usar mel)

Ingredientes 2ª Camada:

2 bananas muito maduras
2 iogurtes de coco simples
30g xarope de Acer (opcional, caso as bananas não estejam muito maduras)

Ingredientes cobertura de chocolate
100g chocolate >70% cacau
1 colher de sopa de óleo de coco (ajuda a uma camada mais fina e crocante do chocolate)

Modo de preparação

1.Com a ajuda de um processador de alimentos, juntei todos os ingredientes da 1ª camada. Triturei muito bem em puré. Distribui pelas formas de gelado (esta forma mais retro com os pauzinhos em madeira, comprei aqui), até cerca de 1/3 (usei toda a quantidade distribuída pelas 10 forminhas).
2.Sem lavar o processador de alimentos, juntei os ingredientes da segunda camada. Triturei muito bem e coloquei de imediato nas formas (sem compassos de espera de congelação, pois o preparado é denso e permite a separação das camadas e cores).
3.Levei o congelador os gelados até estarem bem sólidos (durante uma noite resulta melhor).
4.Preparei a cobertura com o chocolate que derreti, juntando uma colher de sopa de óleo de coco, misturando bem, para o tornar mais fluido e formar uma camada fina e crocante.
5.Mergulhei os gelados na cobertura de chocolate escuro e ficam prontos a comer. Se gostarem, podem adicionar frutos secos partidos ou granola, logo após o mergulho na cobertura de chocolate para conseguir agarrar os vários pedacinhos.

Geladinhos de Pêssego e Chá

 

Ingredientes
2 a 3 pêssegos
800 ml de água
1 colher de sopa do vosso chá preferido
1 colher de sopa de geleia de arroz, para os mais gulosos
1/4 colher de chá de baunilha em pó natural, opcional

Modo de preparação
1. Começar por fazer o chá. Aquecer a água até ferver, colocar o chá, desligar o lume e deixar em infusão por 5 minutos.
2. Coar, misturar a geleia de arroz e a baunilha (se usarem) e deixar arrefecer totalmente.
3. Quando o chá estiver frio arranjar os pêssegos, lavando-os e cortando em gomos de maneira a caber nas formas de gelado.
4. Colocar 2 ou 3 gomos em cada forminha e encher com o chá frio.
5. Levar ao congelador por 30 minutos para ser mais fácil colocar os pauzinhos.
6. Deixar congelar totalmente.

Comentários (3)

  • Bom dia Catarina!

    Faltou o link para a forma dos gelados. Pode colocar sff?

    Obrigada

    Responder
  • Parecem-me deliciosos!!! Vou experimentar 😉 Obrigada pela partilha Catarina. Beijinho

    Responder
  • […] vim de férias. estive fora 8 dias e voltei nova. reencontrei o meu equilíbrio. estou com força, recarreguei energias. há muito tempo que não me sentia assim. fiz praia, dormi sestas, estive com os miúdos, treinei e comi muito bem. comi de forma saudável, de forma consciente e equilibrada. e mais uma vez comprovei que tudo isto é possível com comida boa, saudável e nutritiva, que nos faz bem. para celebrar o verão e os dias quentes, o desafio que vos coloco é este: experimentarem um destes gelados [ou os dois] durante o fim de semana, ou quando quiserem. um … Ver artigo completo no Blog […]

    Responder

Deixe um comentário