pré-base: o que para serve e porque é que a devemos aplicar
dieta das princesas

pré-base: o que para serve e porque é que a devemos aplicar

Na crónica de hoje falamos de um passo muito importante da maquilhagem, mas que tantas vezes é ignorado: a Pré-Base ou Primer.

Em conversa com clientes e amigas, conclui que muitas pessoas não compreendem bem para que serve a pré-base: “substitui a hidratação?”, “qual o objectivo de usar?”, “é para quem tem peles oleosas?”, são estas as perguntas que me fazem e que não correspondem à realidade.

A função da pré-base é diversa e vai depender das necessidades de cada pele e do produto seleccionado, mas existe uma função transversal: ajudar a maquilhagem a durar mais tempo. Mas esta é uma ínfima parte do que um bom primer pode fazer, uma vez que ele é um dos maiores aliados para uma pele com bom aspecto.

Assim, este produto pode ajudar a alisar a pele, a tapar os poros dilatados, a controlar a oleosidade, a uniformizar o tom de pele, a aumentar a luminosidade e, sim, aumentar o tempo de duração da maquilhagem – se a pele fica mais perfeitinha,  a base vai aguentar mais tempo. Mas atenção, a pré-base não substitui a hidratação da pele.

E como e quando aplicar a pré-base? Este passo surge entre a hidratação e a aplicação da base e pode ser feito suavemente com os dedos, em movimentos circulares, ou com um pincel (o da base serve). Aplique em todo o rosto, com particular atenção na zona T – a mais visível, o “cartão de visita” do rosto, e também a que usualmente é mais problemática, seja por excesso de oleosidade, secura ou falta de luminosidade.

No meio disto tudo, é claro que o passo mais importante é a escolha do primer mais adequado a cada pele. O truque é perceber exactamente qual a necessidade da pele e a que nível é que pretendemos que a pré-base funcione.

Para ajudar, terminamos com uma pequena selecção de produtos, tendo em conta as necessidades mais comuns. Os produtos estão assinalados na imagem!

#1 Pré-Base Aperfeiçoadora Sensilis
Textura ligeira, com silicone, que permite reduzir as imperfeições da pele. Ajuda ainda a uniformizar o tom da pele e melhora a aplicação e duração da base.

Venda em Farmácias.

#2 Pré-Base Matificante Benefit The Porefessional
Ajuda a controlar o brilho e a oleosidade da pele, na medida que actua ao nível dos poros mais abertos da pele. O seu efeito é imediato e visível, deixando a pele mais suave, lisa e mate.

À venda nas lojas Sephora.

#3 Pré-Base Alisadora Sephora
Aperfeiçoa a tez, facilita a aplicação da base e fixa a maquilhagem. A sua textura em gel transparente, rica em silicone, alisa o grão da pele e dá-lhe um toque suave. Tem um acabamento mate, que prolonga a duração da maquilhagem, mesmo em peles mais oleosas.

#4 Pré-Base Dior SkinFlash Prime
Esta pré-base contém pigmentos que reflectem e difundem luz sobre a pele, adaptando-se a todos os tipos de pele. Ajuda a eliminar a aparência de cansaço e deixa a pele vitalizada e iluminada.

Venda em perfumarias

Comentários (1)

Deixe um comentário