Maquilhagem
dieta das princesas

maquilhagem na praia?

Chegada esta altura do ano, e com a proximidade do mês de praia por excelência, surgem várias questões sobre a relação praia/ maquilhagem. Como maquilhadora, sou muitas vezes abordada por esta questão e a minha resposta vai sempre bater no mesmo ponto: depende do que cada uma pretende e como se sente mais confortável. No entanto, e uma vez que estamos a falar de uma grande exposição solar, com sal, areia e água à mistura, além da consciência individual, temos de ter em conta também o tipo de produtos que vamos usar e como o vamos fazer.

Os habituais produtos de maquilhagem não são de todo os mais indicados para utilizar na praia, não só porque não protegem o suficiente dos raios solares, mas também porque os seus ingredientes não são pensados para a água do mar/ piscina e para o próprio sol.

De qualquer forma, e se não consegue passar sem algum tipo de maquilhagem, nem mesmo para ir para o sol, existem soluções que podem ajudar. Mas nunca se esqueça, qualquer produto que vai aplicar deve ter FPS – Factor de Protecção Solar.

Esta protecção solar deve ser no mínimo FPS30, sendo que o ideal para o rosto será mesmo um FPS50, mesmo que a sua pele seja mais morena e tolere bem o sol, não se esqueça que o amigo sol é perigoso e danifica qualquer tipo de sol. Se não estiver a pensar num eventual escaldão ou problema clinico que possa surgir mais tarde, as situações mais graves que podem surgir, lembre-se então da mais leve: o sol também envelhece a pele, aliás, é responsável por 80% do seu envelhecimento.

Existe no mercado uma grande variedade de produtos com cor e FPS, adaptados para a utilização ao sol intenso. Podem ser protectores solares de rosto com cor, bb creams ou bases compactas, sendo que a escolha poderá depender daquilo que preferir utilizar. E pode encontrar este tipo de produtos em farmácias, parafarmácias, perfumarias e até mesmo em grandes superfícies, como vê não há desculpa.

Não se esqueça que, à semelhança do corpo, deve reaplicar o protector no rosto sempre que for à água ou, caso não vá, não deixe passar 2 horas sem reforçar a protecção. E lembre-se, não é por utilizar protector que vai deixar de se bronzear! pelo contrário, terá um bronzeado mais bonito, saudável e duradouro, já para não falar que bem mais confortável – sem manchas e vermelhões.

Se quiser também dar um toque nos olhos, aplique uma máscara de pestanas transparente, pois vai endireitar as pestanas e, com toda a certeza, não vai esborratar. As mascaras com cor, ainda que à prova de água, podem acabar por sombrear o contorno dos olhos ou dar-nos um ar demasiado artificial.

E, por fim, mas também com enorme importância, os lábios. Procure sempre um batom com FPS, pois os lábios também queimam, apanham escaldões e são dos locais mais sensíveis do corpo. Pode optar pelos habituais batons protectores, com FPS entre 30 e 50, ou, caso faça questão de ter uma corzinha, pode aplicar por cima um batom com cor, mas não coloque nada muito forte, pois vai esborratar com o sol e a água.

Não abuse da maquilhagem na praia e utilize sempre produtos específicos para uso ao sol – a maquilhagem derrete e cria alergias quando exposta em demasia ao sol, podendo provocar manchas. Para além disso, e por muito que o próprio produto tenha já protecção solar, é sempre necessário aplicar um produto de protecção especifica.

 

Maquilhadora

Comentários (1)

Deixe um comentário