dieta das princesas

comer bem e ser feliz: mousse de chocolate vegan

Mais uma receita vegan deliciosa vinda directamente do blog Compassionate Cuisine, da Márcia, que escreve assim:

Uma das memórias que trago das sobremesas de verão são camadas de bolacha, mousse de chocolate e pudim flan numa terrina. Fizeram as delícias de uma miúda gulosa durante anos, e, com a ajuda dos instantâneos, salvaram a minha mãe em muitos jantares de família. Na altura agradecia é claro. Que miúda não gostava de uma boa sobremesa doce e com chocolate?

Depois de me ter tornado vegetariana, a minha mãe desafiou-me a fazer uma mousse de chocolate “à minha moda”, ou seja, sem ovos ou leite, mas que fosse igualmente deliciosa. Após algumas tentativas, cheguei a esta receita. Não recria com exactidão uma verdadeira mousse, leve e areada, esta é um bocadinho mais densa, mas garanto-vos que o sabor delicioso a chocolate está lá. A camada de bolacha da fotografia é uma tradição de família.

Durante anos fui a pequena “ajudante da chef” encarregue de raspar as bolachas “Maria”. Desta vez, o irmão mais novo assumiu o lugar, e com as suas mãos gordinhas desfez, sem jeito, as bolachas de manteiga de amêndoa para a mousse. A tradição foi reinventada, e agora sobremesas mais leves fazem parte dos almoços de Domingo.

Nesta receita, aconselho utilizarem o tofu sedoso, ou silken em inglês. É mais cremoso, e fica delicioso em sobremesas. Podem encontra-lo nas lojas de produtos orientais, ou, se forem a lojas de produtos naturais, como por exemplo a Celeiro, procurem o tofu da marca Clearspring que é bastante semelhante. Também pode ser utilizado o tofu firme, que se encontra actualmente na maioria dos supermercados, mas a sobremesa fica com um sabor ligeiramente diferente, e com uma textura menos cremosa.

Se procuram uma mousse de chocolate vegan sem tofu, aconselho-vos a visitar estas duas receitas deliciosas: as “Tarteletes de mousse de chocolate e abacate” da Joana do Le Passe Vite, e a “Mousse de chocolate e laranja” da Patrícia do Not Guilty Pleasure. Nestas receitas, ambas utilizam abacate para obter uma mousse com uma textura cremosa!

Ingredientes [para 6 tacinhas]:
280g de tofu sedoso
120g de chocolate negro
¼ chávena (30g) de cacau em pó
¼ chávena (60ml) de bebida de soja ou amêndoa
2 colheres de sopa de vinho do Porto (opcional, podem juntar mais bebida de soja ou amêndoa no lugar do vinho, e se decidirem utilizar, certifiquem-se que a marca é vegan)
4 colheres de sopa de adoçante natural como xarope de arroz ou xarope de ácer

Modo de preparação:
No processador de alimentos, triture o tofu até ficar cremoso.
Em banho-maria, derreta o chocolate, e misture o cacau, bebida de soja ou amêndoa, vinho de porto, e xarope de arroz. Assim que o chocolate estiver bem incorporado com os outros ingredientes num molho denso e cremoso, retire do lume.
Misture no processador de alimentos (ou até mesmo numa batedeira eléctrica) o tofu cremoso com o molho de chocolate.
Divida a mistura em tacinhas. Eu gosto de juntar bolacha de manteiga de amêndoa (ou amendoim) esmagadas, porque absorvem alguma humidade da mousse, e complementam bem o sabor do chocolate. Decore com raspas de chocolate, ou até mesmo chantilly de coco. As tacinhas devem ser guardadas no frigorífico.

[Informação nutricional]

1 tacinha, sem bolacha contém: 196kcal, 5g de proteína, 24g de hidratos de carbono, dos quais 16g são açúcares, 10g de gorduras totais, das quais 5g são gorduras saturadas, e 3g de fibra

 

Comentários (2)

Deixe um comentário