dieta das princesas

Blazer: como usar em diferentes looks esta peça tão versátil

Hoje falamos de uma peça muito importante no guarda-roupa de uma mulher moderna e atual: o blazer. Esta é uma peça marcadamente masculina que foi já há muito adoptada pelo closet feminino. Apareceu em 1966 depois da apresentação do smoking para mulheres, por Yves Saint Laurent. Revolucionou a atitude feminina e o modo como as mulheres, a partir desse momento, se começaram a vestir.

O blazer, disponível hoje em dia em qualquer loja ou marca, tem versões para todos os gostos e estilos. Há uns mais formais e clássicos, mas também há opções mais informais, de algodão, por exemplo, com um tecido do género de fato de treino – muito casual e confortável. Dentro destes géneros há ainda uns mais compridos e outros mais curtos ou ainda uns com ombros mais marcados. Todos eles em todas as cores. É só escolher.

Como usar o blazer

A usar com a calça do respetivo fato é a forma mais clássica, mas aquela que eu recomendo menos. É pouco versátil. É preferível que separem as peças de um fato e usem-nas de forma separada.

Com umas simples calças de ganga e uma t-shirt, o blazer fica lindamente. Como a peça mais estruturada que é, contrasta com o resto do look marcadamente informal, o que cria um coordenado casual chic apropriado a qualquer situação do dia-a-dia de trabalho ou até fim-de-semana. O blazer dá um aprumo extra que fica sempre bem e que não é nada exagerado.

Com um vestido super feminino, o blazer também é uma boa opção e o contraste masculino/feminino fica muito interessante.

Para sair à noite ou outro evento especial o que é que também fica bem? O blazer, claro! Seja com umas calças de pele e com um top com brilhos, um vestido de cocktail ou qualquer outro look de festa, o blazer é o adicional perfeito para compor um coordenado forte e com atitude.

E fica bem em qualquer estilo? Sim! Dependendo do vosso gosto, o blazer pode bem inserir-se em qualquer que seja o vosso estilo preferencial – seja mais feminino, como já vimos, clássico, rock, vintage, preepy ou desportivo. Aliás, juntar o blazer e uns ténis com as tais calças de ganga e t-shirt, é um look vencedor.

Acredito que esta é uma peça essencial no vosso guarda-roupa e que, como já vimos, é super versátil, adaptando-se a vários estilos e contextos. Pode ser usada por meninas de todas as idades, ja que cria sempre resultados diferentes. Para além de que, como peça cintada que é, é ideal para todos os tipos de corpo: reforça a linha de cintura quer esteja ou não mais marcada naturalmente. Para uma cintura ainda mais marcada podem adicionar um cinto mesmo por cima do blazer. Experimentem! 😉

 

 

Anita Silvestre
Consultora de imagem & coach

Deixe um comentário