viver saudável

cuidar do sistema reprodutivo [e algumas receitas]

acredito mesmo que somos aquilo que comemos. as nossas rotinas, escolhas e hábitos vão sempre refletir-se, não só nas formas que o nosso corpo ganha, como na maneira como os nossos órgãos funcionam, como o sistema reprodutivo.

vivemos num mundo de stress. de correrias. de ansiedade. há muitas coisas boas, mas também há chatices que não acabam. é importante ter consciência de que a alimentação tem um grande peso na forma como nos sentimos. o cenário que descrevi acima, conjugado com os alimentos e nutrientes errados, só tende a piorar: sentimo-nos desconfortáveis e ainda mais exaustos. por outro lado, com a convicção de que as nossas escolhas alimentares têm impacto na nossa saúde, podemos contribuir muito para melhorar estes estados de ansiedade típicos do século XXI [ou típicos de uma vida adulta].

hoje o tema é o sistema reprodutor, uma parte do nosso organismo altamente prejudicada pelo stress. 

a cadeia de supermercados biológicos Brio, em parceria com a Amayur – Associação Portuguesa de Medicina Ayurveda, deixam-nos algumas dicas sobre como rejuvenescer o corpo e ter mais energia, no sentido de tratar e curar estes desgastes físicos e mentais responsáveis por um sistema reprodutor mais frágil, que poderá levar a casos de infertilidade, de síndrome de menopausa, de uma má capacidade de gestação e de falta de vivência sexual entre casais.

duas receitas para aumentar a saúde e o rejuvenescimento e alguns ingredientes chave para um bom sistema imunitário. tudo essencial para um bom sistema reprodutor. tomem nota!

 

Bebida dourada ayurveda para aumentar a saúde e vitalidade

Ingredientes:

• Açafrão (curcuma)
• Pimenta preta
• Canela
• Cardamomo
• Gengibre
• Erva doce

Modo de preparação:

Misturar as especiarias em pó, em proporções a gosto, sendo a principal o açafrão (deve estar numa quantidade um pouco maior). Juntar meia colher de sopa desta mistura com água e deixar ferver cerca de 10 minutos até formar uma pasta de consistência semelhante à do iogurte. Pode guardar 4 a 5 dias no frigorífico. Tomar 1 colher de chá por dia, juntamente com leite/ bebidas vegetais. Estes alimentos estão disponíveis em todos os Supermercados Brio.

 

Fórmula de rejuvenescimento

Ingredientes:

• Vitamina D3 (1 comprimido/dia)
• Planta Brahmi (Centelha Asiática) em pó/ Arjunin em pó (um ou outro)
• Planta Ashwagandha em pó
• Ghee (disponível no Brio)
• Canela ou outros temperos a gosto

Modo de preparação:

Misturar o Brahmi/ Arjunin em pó e o Ashwagandha em pó com ghee. Pode juntar canela ou outros temperos a gosto. Tomar 1 colher de sopa por dia deste preparado, barrado no pão ou misturado com leite/ bebida de amêndoa.

 

Fitoterápicos para o sistema reprodutor:

Shatavari 

É uma planta indicada para os períodos anteriores à gestação, por contribuir para a construção de um útero e óvulos saudáveis para o futuro embrião. Mantém a saúde e equilíbrio dos processos hormonais femininos e melhora os sintomas menstruais [alivia cólicas e TPM, regularizando o próprio fluxo menstrual]. Aumenta ainda produção de leite materno e ameniza os sintomas característicos da menopausa. Para os homens, esta planta pode também ser utilizada em casos de impotência, debilidade sexual e inflamação nos órgãos sexuais.

Motherwort 

Uma planta herbácea, perena na família da hortelã, a motherwort alivia calores repentinos e suores noturnos, podendo acalmar palpitações do coração e ansiedade. Alivia cãibras [incluindo as dores pós -parto], a síndrome pré-menstrual e auxilia na cicatrização de alguns tipos de atrofia vaginal. Combate ainda a depressão pós-parto e ansiedade e acalma uma tiróide hiperativa.

[Estas duas plantas podem ser encontradas no suplemento alimentar Womankind Pukka, uma mistura nutritiva e orgânica, desenvolvido para ajudar a manter o ritmo feminino. Está disponível nos supermercados Brio por 14,99€.]

 A importância dos antioxidantes
A romã, amla (Groselha Indiana), açafrão, acerola, arando e ashwaghanda, mangustão, os frutos vermelhos e citrinos, por exemplo, são potentes antioxidantes. Os antioxidantes combatem os radicais livres, compostos que danificam e provocam a morte prematura das nossas células, prevenindo, assim, o envelhecimento, contribuindo, em simultâneo, para a manutenção de um metabolismo das células. 

 

Deixe um comentário