comer bem e ser feliz: barritas sem glúten de coco e banana
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Comer bem e ser feliz: barritas sem glúten de banana e coco

Poucos alimentos são mais práticos do que uma barrita. Não falamos de barritas compradas em supermercados, porque essas estão cheias de açúcar, gorduras e aditivos nocivos. Falamos, antes, daquelas que são feitas em casa, com os ingredientes que nós escolhemos. Ajudam-nos a manter uma alimentação saudável, sem cair na tentação de comer alimentos rápidos, típicos de café. Um ótimo snack para meio da manhã, para o lanche da tarde ou para o pré-treino. Para ter sempre por perto e matar a fome em momentos inesperados!

A proposta de hoje é mesmo essa: barritas saudáveis, sem glúten, sem aditivos e sem açúcar. O que acham? 

Ingredientes:
– 120g de aveia sem glúten
– 60g de trigo sarraceno
– 50/60g de amêndoas esmagadas
– 2 bananas esmagadas
– 50/60g de coco ralado
– 4 colheres de sopa de sementes de sésamo
– 2 colheres de sopa de linhaça já triturada
– 3 colheres de sopa de mel
– 1 clara de ovo

Preparação:
1 – Numa taça, misturar todos os ingredientes secos.
2 – Seguidamente, juntar as bananas esmagadas, o mel, a clara de ovo e envolver bem.
3 – Levar ao forno em recipiente próprio com papel vegetal por baixo durante 20 a 30 minutos a 180 graus.
4 – Retirar do forno e deixar arrefecer pelo menos durante 30 minutos. Colocar no frigorífico para que fique mais dura e fácil de cortar durante 20/30 minutos.
5 – Cortar em barras e guardar no frigorífico. Dá para cerca de 10 barritas e duram pelo menos 3 semanas, desde que mantidas no frigorífico.

Porquê trigo sarraceno? Gosto de inclui-lo sempre na granola ou nas barritas, uma vez que é isento de glúten e que tem inúmeros benefícios para a saúde: tem propriedades anti-inflamatórias, sendo também um bom aliado contra o colesterol e anemia. É uma semente [e não um cereal], rico em proteínas, fibras, ferro e magnésio.  Além disso, uma vez que cresce facilmente, não exige pesticidas ou outros químicos. Por isso, mesmo não comprando biológico [que será sempre preferível, temos algumas garantias da qualidade. Tem também benefícios comprovados para a pele e cabelo.

Inês Correia
Glúten-Free Living

 

Comentários (9)

  • gema ou clara?

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  • Clara, tem toda a razão. Aqui não utilizamos a gema 🙂

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  • E pode-se adaptar esta receita à granola já pronta em vez dos cereais separados?

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  • O trigo pode ser substituido por outra coisa?!

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    • Pode utilizar apenas aveia, também fica bom 🙂

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  • Rita, o que está a dizer é trocar a aveia e o trigo sarraceno por granola já pronta, comprada? Seria um pouco duplicar o processo porque a granola já pronta já foi ao forno, confesso que nunca experimentei porque não sei se ficará bem. Mas experimente e conte-nos 🙂

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  • Onde se pode comprar a aveia sem glúten???

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  • Kiki pode comprar da marca Alara em http://www.glutenfreeliving.pt/index.php?route=product/category&path=20 🙂

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  • Bom dia,

    Qual O tempo de duração destas barritas?

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