o meu diário viver família

quanto tempo dura o pós parto?

não sei tecnicamente quanto tempo dura a expressão pós parto. na verdade espero que não tenha uma validade definida porque para umas mulheres o pós parto são uns dias e para outras uns anos.

aqui estamos na fase do cansaço acumulado. já não me sinto em pós parto, sinto-me mãe de três: um adolescente, uma criança e um bebé. não durmo uma noite seguida, nem nada que se aproxime disso, há uns meses. consequências? não tenho memória e o desespero pela sensação permanente de desorganização da cabeça [principalmente em relação ao trabalho]. anoto tudo e vejo e revejo as listas todos os dias, várias vezes por dia.

em termos de rotinas estamos na fase boa. sinto que os dias funcionam, sinto que as estratégias para lidar com cada um dos meus filhos estão no ponto certo [mesmo que amanhã seja preciso acertar tudo outra vez convém aproveitar e agradecer este momento].

é em termos físicos que o cansaço tem sido mais difícil de gerir. se logo depois da Maria Luiza nascer achava que podia tudo e muito rápido [falamos de treino e recuperação], nesta fase nem sempre há força para isso. há dias em que fisicamente não consigo ir treinar porque não tenho força. e já aceitei isso de forma serena. quando consigo – e não há melhor forma de acordar do que ir à aula das oito da manhã na Rounds Academy e dar uns murros – aproveito muito.

na alimentação ando a tentar “voltar a fechar esta caixa de pandora*” que abri durante a gravidez. eu explico…. durante a gravidez voltei a comer muitas coisas que tinha deixado de comer e que aumentam imenso a minha tendência para as compulsões. açúcar pede açúcar, nada a fazer. nos pós parto, com o cansaço e hormonas saltitantes, ainda é mais complicado controlar os disparates. complicado mas não impossível.volto com calma à prática, com a teoria que sei [quase] toda, às minhas papas de aveia pela manhã. e repito para mim mesmo umas frases tontas que me acalmam quando me aparece comer o mundo.

é assim este meu “pós-parto” que não sei quanto tempo dura mas que será sempre, em cada filho, a minha espécie de renascimento como mulher e como mãe.

 

 

[uma das minha primeiras fotos grávida, tirada pela Marta no My Ribeira Guest House]

 

 

 

* Pandora foi enviada pelos deuses para junto dos Homens com uma caixa onde estavam todos os problemas. Disseram-lhe que não devia em circunstância alguma abrir a caixa pois se o fizesse todos os problemas sairiam e os Homens teriam de lidar com eles para sempre. Certo dia não aguentou mais de curiosidade, abriu a caixa e todos os problemas saíram cá para fora.

Comentários (5)

  • Por aqui igual.. O cansaço é mais que muito, as noites mal dormidas são ainda mais. Reduz-se nas idas ao ginásio. A alimentação.. hum.. essa nem se fala! Mas tudo por uma boa causa!

    Responder
  • Ler as suas palavras poderiam ser exactamente as minhas tirando que 3 filhotes é apenas uma ! Nunca pensei que o pós parto fosse tão dificil mas o melhor do mundo é a minha filhota! Força ? beijinho

    Responder
  • […] acordo, fico bem disposta e muito mais descansada. nos dias em que não tenho mesmo força, como dizia esta manhã, fico quieta. mas tento que estes dias sejam a […]

    Responder
  • […] acordo, fico bem disposta e muito mais descansada. nos dias em que não tenho mesmo força, como dizia esta manhã, fico quieta. mas tento que estes dias sejam a […]

    Responder
  • […] [leiam também: quanto tempo dura o pós-parto?] […]

    Responder

Deixe um comentário