ecografia morfológica

22 semanas e a ecografia morfológica

a idade traz muitas certezas mas traz também consciência dos factos. e a consciência é aquilo que alimenta os medos. ontem, andei a passear pela praia e dei [demos, eu e a minha barriga, o pai também estava na água mas à procura de ondas] os primeiros mergulhos de mar. soube-me divinalmente. quando regressávamos a Lisboa e a hora da ecografia morfológica se aproximava comecei a ficar ansiosa. como diria a minha mãe: antes a única coisa que ouvíamos era o o coração. modernizes boas, isto das ecografias que nos acalmam as ânsias e nos permitem vizualizar a pequena criatura que cresce dentro de nós. 

lá estava a nosso meio quilo de menina. fiquei calada a ouvir a médica [de quem gosto tanto] a verificar cada órgão e cada medição. uma parte de mim sorri e a outra quer chorar compulsivamente de alívio e felicidade. os irmãos entram e eu quero palavras para descrever o que sinto quando vejo os olhos deles a brilharem. o A. está sentado ao colo do G. e sussurra-lhe:

– é o coração da mana.

a médica confirma que é uma menina e o G. olha-me quase como se agradecesse.

– mãe, é mesmo uma menina….

a médica faz perguntas por causa da tendência para tensão alta na gravidez ser influenciada também pelo pai e brinca:

– pronto, aqui cada caso é um caso!

e eu, que não chorei na consulta, mas choro a escrever este post, respondi:

– tive a maior sorte do mundo com os pais dos meus filhos. agora descobri o homem da minha vida. é para sempre.

e o Pedro desanuviou a lamechice:

– ela quer dizer que o próximo também é meu.

 

22 semanas (e a ecografia morfológica)

em jeito de resumo. felizes. finalmente sinto-me fisicamente muito bem. tenho que ter um cuidado reforçado com a alimentação, não aumentar muito o peso e manter o exercício [únicas formas de prevenir que a tensão alta venha]. a nosso menina está perfeitinha e bem. faço 22 semanas hoje [tenho sempre que fazer contas porque não ligo nenhuma e esqueço-me]. confesso-me rendida à roupa de menina mas tudo aquilo que ainda existia dos irmãos vai ser aproveitado. não há quarto para preparar porque ficará no nosso nos primeiros tempos [com tudo o que esta expressão tem de indeterminado]. o resto vai-se arrumando.

e apesar de, na foto que o Pedro tirou, não estar a sorrir, corresponde a um momento tremendamente sereno e bom.

 

 

 

 

 

19 comentários em “22 semanas e a ecografia morfológica”

  1. Que bom!
    Que palavras tão apaziguadoras…
    Que saudades desse nervoso miudinho!
    Adorava ser Mãe outra vez mas não tenho coragem. Falta-me o tempo e a paciência!
    Que corra tudo muito, muito bem!
    Passa num instante esta fase, e de tão bonita que é, merece ser vivida com plenitude!
    Beijinhos

  2. Ontem tambem fiz a mesma eco… eu que chorei em todas as outras ecografias, nesta fiquei imovel, a beber cada palavra e gesto da medica e a suspirar cada vez que ouvia “normal”. No fim, a nem consegui o “e uma menina” era secundario, face ao “esta tudo bem”. Digeri devagarinho e finalmente quando disse em voz alta “vou ser mae de uma menina, de uma princesa” apercebi-me de que nao podia estar mais feliz. Que os medos diminuam agora e que possa aproveitar cada momento. E o que tambem lhe desejo.

  3. Ontem tambem fiz a mesma eco… eu que chorei em todas as outras ecografias, nesta fiquei imovel, a beber cada palavra e gesto da medica e a suspirar cada vez que ouvia “normal”. No fim, o “e uma menina” era secundario, face ao “esta tudo bem”. Digeri devagarinho e finalmente quando disse em voz alta “vou ser mae de uma menina, de uma princesa” apercebi-me de que nao podia estar mais feliz. Que os medos diminuam agora e que possa aproveitar cada momento. E o que tambem lhe desejo.

  4. sorrio, emociono-me. desejo-te tudo de bom. que sorte uma menina para vestir e “brincar”. mais sorriso. que bom teres encontrado o homem da tua vida. fantástico tudo estar bem. que bom essas certezas. 🙂

  5. Acompanho o blog e sempre fico deliciada quando cá venho espreitar…mas agora é especial…venho para acompanha-la nesta fase tão linda! Estou à espera de bebé também, com 19 semanas e 3 dias e tenho sempre a curiosidade em saber como vão.
    Parabéns*

  6. Joana Lourenço Gomes

    Hoje estava a enviar uma carta registada no trabalho a destinatária chamava-se Maria Luísa… 🙂
    Sorri tanto! Maiores desejos de tudo de bom!

  7. Catia Martins

    Ola Catarina! Fiquei feliz por ler estas noticias…estou gravida também, neste momento de 28semanas. Tenho 28 anos e esta é a minha primeira gravidez. Talvez ingenuamente tenho estado tranquila e sem muitas preocupações…a única coisa que me pareceu ser uma grande decisao a tomar foi ter de decidir se era seguida no privado, no público ou em ambos…optei por ser seguida apenas no publico por questões financeiras e depois de ter ouvido uma ou outra opiniao sobre o assunto. Fiquei de consciência tranquila e não me tenho sentido mal acompanhada. No entanto, não sei se por cada vez estar mais perto da hora H, se por ver demasiadas Anatomias de Grey, voltei a ficar perturbada com este assunto: será que fiz bem? Será que a analise por um medico de medicina geral e igual à analise de um especialista? Será que pode haver alguma coisa de errado que o medico nao tenha detectado??? Sei que já abordou ligeiramente a questao do publico e do privado, mas gostava de ouvir uma outra opiniao se a Catarina estivesse disposta. Obrigada e felicidades!

    1. eu sou seguida no privado porque – pela idade [38 anos] – aconselharam-me porque pedem exames esquisitos 🙂
      mas terei o meu bebé na MAC.
      sou totalmente defensora do sistema público.

      esteja mesmo descansada….

      beijinho e felicidades

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *